4 de setembro de 2013

Para toda a vida

Tatuagens. Um tema que a primeira vista parece banal, mas quando se procura saber mais sobre descobre-se uma história surpreendente de arte viva. Com esse post pretendemos ajuda-lo a entender o que são tatuagens, quais os fatores que devem ser levados em conta na hora de tatuar e quais os significados de algumas das tatuagens mais comuns.

História: De ilegais a forma de expressão
Uma teoria sobre o surgimento das primeiras tatuagens é a de que surgiram através das cicatrizes de guerra, cada cicatriz era uma honra, porém ao invés de cicatrizes vazias, os seres humanos começaram a desenhar em sua própria pele dando um sentindo ao desenho, era visto como um sinal de vitalidade.
Surgiu há mais de 3.500 anos atrás como forma de expressão de personalidade, identificando tribos e grupos religiosos. Porém durante a era Cristã as tatuagens eram proibidas, logo sendo usadas para marcar prisioneiros na Inglaterra fazendo com que durante a época moderna sejam vistas como sinais de marginalidade. Entretanto nos dias de hoje elas são mais uma das várias facetas da arte moderna, outra forma de se expressar e tentar não perder a si mesmo em um mundo globalizado, onde culturas e personalidades se fundem o tempo todo.

Dicas na hora de escolher o que, onde e com quem irá fazer sua tatuagem:
 1-Não faça por fazer
O primeiro passo é nunca esquecer de que tatuagens são permanentes, fazer uma por uma moda ou fase passageira trará arrependimento mais tarde. Pense em símbolos ou frases mais significativos relativos à sua vida.
2-É a SUA forma de expressão
Tatuagens são formas de expressão, arte viva, faça dela um meio de comunicação da sua personalidade para o mundo, não deixe que amigos, parentes ou namorados te influenciem na sua decisão. A opinião deles podem te ajudar a encontrar a tatuagem perfeita, porém você não deve basear sua escolha nos pensamentos deles. Afinal você está fazendo a tatuagem para você e não para os outros.
3-Esteja bem!
Não invente de fazer uma tatuagem se você estive triste ou deprimido. Você pode acabar escolhendo um desenho que irá se arrepender profundamente no futuro. Esteja bem psicologicamente para tomar essa decisão.
 4-Escolha o lugar certo
Para algumas pessoas a dor pode ser um obstáculo na hora de tatuar, se você for uma delas procure fazer em regiões menos sensíveis como braços e ombros. Analise também se você quer uma tatto mais discreta ou mais visível, pense nas situações que você se depara todos os dias, seja no trabalho ou em casa. Lembrando que você tem que fazer a tatuagem em um lugar que fará você se sentir bem.
Algumas pessoas tatuam em lugares mais escondidos para não enjoarem da tatuagem, se você achar que vai enjoar, NÃO TATUE, afinal, você conviverá com ela para sempre, esconde-la não é a solução.
 5-Procure um local e um tatuador de confiança
Peça indicações de amigos, faça uma busca na sua região para saber quais os melhores lugares e tatuadores, procure saber quais os procedimentos adotados pelo local, se ele é credenciado pela vigilância sanitária, se descarta as agulhas após o seu primeiro(e único) uso. Faça perguntas como: “Como você garante a minha saúde e bem estar?”  e peça para olhar todos os equipamentos, da tinta, a agulha a cadeira onde o procedimento será realizado.

Preço
O preço varia do tamanho do desenho, as cores e o local. Em média os preços variam de R$100 a R$1.500.

Cover-up ou Remoção a laser?
Para aqueles que se arrependeram da tatuagem e não a querem mais há duas opções do que fazer: Cobri-la com outra por cima ou remover a laser.
Cover-up: É a técnica de cobrir uma tatuagem com outra por cima, para que o procedimento de certo é preciso analisar as cores, o desenho e conversar com o profissional que irá realizar o cover-up para saber o que ele acha adequado fazer nessa situação. É muito mais barato que uma remoção a laser e dói bem menos.
Remoção a laser: Além de deixar cicatrizes, sai mais caro do que a própria tatuagem foi. Visto que normalmente são só retiradas pequenas tatuagens devido ao desastre que é para os cirurgiões plásticos tirarem as grandes, é muito pouco vantajoso. Por isso pense bem antes de fazer uma tatuagem, a remoção é incrivelmente dolorosa, cara e vai te deixar com uma cicatriz em seu lugar.

Tatuagens Temporárias
As tatuagens temporárias são uma alternativa para você testar o que quer antes de fazer ou simplesmente para ficar durante um tempo e sentir como é ter uma tatuagem.
 A mais conhecida de todas é a Henna, que dura até 2 semanas e precisa tomar cuidado, peça para ver a tinta e tome cuidado com o lugar onde está fazendo para não inflamar ou sofrer de alergia.
Além da Henna, as tatuagens feitas com air brush (spray de tinta que dura até 7 dias) e as de decalque(feitas do mesmo modo das tatuagens que vem em embalagem de chiclete, duram poucos dias) são muito procuradas também.

Sou menor de idade, e agora?
Não é recomendado que menores de idade façam tatuagens, simplesmente por estarem em fase de transição tanto psicológica quanto física, seus ideias estão começando a se formar assim como o seu corpo. Porém se o menor estiver decidido sem dúvidas do que quer, é preciso da autorização dos responsáveis para que o procedimento possa ser realizado. Lembrando que no estado de São Paulo vigora uma lei que não permite que menores, mesmo autorizados, possam fazer tatuagens.

Tatuagens comuns e seus significados:
Borboletas: Liberdade, mudanças.
Estrelas: Sorte, proteção
Pássaros: Liberdade
Infinito: Algo incontável, sem fim.

Âncora: Firmeza, "pés no chão".


Inspiração:























 Curiosidades:
JAMES COOK
Para os fãs da série Skins UK, James Cook é um nome muito bem conhecido. Porém o James Cook do qual estamos falando foi o descobridor do surf, que em um caderno registrou pela primeira vez o nome da tatuagem através da palavra “tattow”, daí vem a gíria Tatto. Como vimos nesse post, tatuagem é uma forma de se expressar e quem não procurava uma forma de ser apenas o Cook durante a série inteira? Isso mesmo, o protagonista James Cook, podendo haver alguma ligação com o James Cook da tatuagem. (Isso é só uma teoria ok? hahaha)
GUERRAS
Durante a 2ª guerra mundial, soldados e militares tatuavam o nome da pessoa amada no corpo, daí a origem de tatuar o nome das pessoas queridas.

Giovana Villari - Twitter e Instagram: @gpvillari

Off: Ei gente, meu nome é Giovana e toda quarta eu estarei aqui no The Look falando um pouco de tudo para vocês. Escrevi os posts sobre Cabelos Cacheados, Hipsters e Lita Boots, qualquer sugestão ou dúvida que vocês tiverem podem sempre me procurar pelo twitter! Beijos e até quarta que vem!



Fontes de pesquisa: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário